sábado, 17 de agosto de 2013

O Código Da Vinci - Dan Brown


Autor: Dan Brown
Gênero: Romance policial, Suspense
Edição Brasileira: Editora Sextante
Páginas: 432
Sinopse: Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica. Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal.

Foi a segunda vez que eu comecei a lê-lo. Na primeira, eu achei o conteúdo realmente interessante e atraente, mas os fatos citados nele pareciam muito fortes em todo sentido valorável para a humanidade; político, científico e religioso. Fortes demais, na minha opinião para uma criança (12 anos) que valorizava e frequentava a religião Católica. Como diria minha mãe, eu tive medo de ser "fraco" e abandonar as tradições religiosas da família. É. Tive medo de um livro.

Naturalmente, a biblioteca pequena à que tenho acesso me fez encontra-lo novamente e dessa vez aceitei o desafio de lê-lo e preservar minhas ideias e opiniões. O livro é genialmente escrito. Cada palavra pode mostrar significados totalmente diferentes, mas lógicos e intimamente ligados pelo passado complexo, e possivelmente mais instável até que o futuro, da humanidade. Conta a história aparentemente sem fim, mas com início há alguns milênios dos mistérios que orbitam o Santo Graal, que na verdade é muito mais que o cálice ao qual é frequentemente associado. É, mais do que isso, a prova incontestável de uma verdade capaz de desestabilizar qualquer fundamento de relação humano/religiosa.

Todas as informações e documentos ainda existentes sobre o Santo Graal estão profundamente emaranhados nas raízes anciãs de uma sociedade secreta, da qual fizeram parte os mais influentes e conhecidos habitantes da Terra, tais como Leonardo Da Vinci, Isaac Newton, Nicolas Flamel e Victor Hugo; O Priorado de Sião.

A trama atual vêm do assassinato de Jacques Saunière. Um homem aparentemente comum com hobbies que variam da elaboração de anagramas com sua neta, artesanato de projetos de Leonardo Da Vinci à rituais religiosos mascarados de uma sociedade estranha.

Jacques foi encontrado assassinado no museu do Louvre, deitado na posição d'O Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. Perto de seu corpo, uma mensagem escrita com marcador de tinta invisível detectada por Bezu Fache, Capitão do DCPJ:
13-3-2-21-1-1-8-5   
O, Draconian Devil! (Ó, Demônio Draconiano!)  
Oh, Lame Saint! (Ó, Santa Falsa!)  
P. S. Find Robert Langdon  (P. S. Encontre Robert Langdon)
Fache deduz que o assassino pode ser Robert Langdon e o chama à cena do crime, procurando atitudes suspeitas para confirmar sua teoria.

Sophie Neveu, do departamento de criptologia, é neta de Jacques e foi envolvida no caso de descriptografar a mensagem. Ela, juntamente com Robert Langdon e, ambos sabendo que estão na mira de Fache, fogem do museu após uma "voltinha" pelo mesmo. Todos os seus atos parecem previa e detalhadamente planejados por Jacques Saunière, já morto.

Silas, o Bispo Aringarosa e o "Mestre" são membros do Opus Dei, uma organização católica que vem sendo objeto de controvérsias recentes, devido a relatos de lavagem cerebral, coerção e uma prática religiosa conhecida como mortificação corporal estão atrás da "pedra-chave", um objeto realmente poderoso que acaba ficando no caminho de Sophie e Robert.

Juntos, os três lados trançam uma trama irresistível e atraente em busca dos segredos de Jacques, sua ligação com o Santo Graal e as bases da humanidade.

8 comentários:

  1. Oi Jedian!

    Eu gosto MUITO desse livro, faz tempo que o li e quero reler ele algum dia!

    Gostei do seu blog.

    Beijos,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carol!

      Eu também gostei muito, pretendo ter a coleção do Dan Brown em casa, só falta a oportunidade e a chance ($$$) :P

      Obrigado pelo comentário :)
      Já segui você de volta!

      Até mais

      Excluir
  2. Sou apaixonada pela escrita de Dan Brown, principalmente por me ensinar tanto dentro da minha ignorância em tantos fatos históricos, viajo em como a humanidade é egoísta tricotando com a mente das pessoas o que quer que aconteça.
    Neste momento estou iniciando a leitura de 'Inferno' e pelo início já vi que vai ser mais um daqueles livros que vou devorar.

    Grande abraço.
    Monica Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário!
      O Dan Brown é um mestre em iniciar revoluções históricas dentro da cabeça do leitor, realmente. Eu queria muito ler Inferno, só esperando a oportunidade :D
      Já ouviu falar de 1984? É um livro que retrata completamente isso de "tricotar a mente das pessoas", modificando o passado, ou, na linguagem do próprio livro: "Primeiro raspa-se a verdade, eliminando-a completamente. Depois, inventa-se o contexto mais favorável possível para o futuro, ou seja, o nosso presente, e o coloca no lugar da verdade, tornando-o verdade." (mais ou menos assim)

      Estou lendo agora e pretendo resenhar assim que acabar, mas estou meio sem tempo pra ler :P É muito interessante, vale a pena!

      Abraço e até mais!

      Excluir
    2. Parece maravilhoso, mas não lembro de ter lido algo sobre esse livro, 1984.
      Vou aguardar sua resenha apesar de já ter achado interessantíssima essa verdade recriada.
      Estou lendo a passos de tartaruga por falta de tempo mesmo, mas já garanto que 'Inferno' vale cada segundo.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Olá Jedian!
    Se você gostou de O Código da Vinci, tenho certeza que também gostará de Anjos e Demônios! São ambos do mesmo autor e tem até o filme. Achei Anjos e Demônios melhor, fala muito sobre a Igreja Católica, principalmente sobre o Vaticano... É ótimo!
    Rebecca
    comodevorarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rebecca!
      Eu já tinha ouvido falar do livro e, claro, pretendo ler assim que puder :) Obrigado por reforçar minha curiosidade :P

      Até mais!

      Excluir
  4. Olá Jedian!
    Já ouvi falar SUPER bem do livro "O Código da Vinci", confesso que tenho muito vontade lê-lo ainda mas depois que assisti ao filme, adorei sua resenha, muito bem estruturada!

    Passa la, www.ps-carpediem.blogspot.com/
    Abraços.

    ResponderExcluir