terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Clã dos Magos - Trudi Canavan


Autora: Trudi Canavan
Gênero: Ficção Fantástica
Edição Brasileira: Novo Conceito
Páginas: 446

Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo do Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.


O livro faz parte d'A Trilogia do Mago Negro, composta por O Clã dos Magos, A Aprendiz e O Lorde Supremo.

Nesta excelente obra fantástica, Trudi Canavan nos conta a história de Sonea, uma favelada de Imardin, que, após lançar uma pedra que atravessa uma barreira mágica, descobre que pode usar magia. Há apenas alguns problemas nisso; Ela descobriu isso na frente de grande parte da cidade e da maior parte do Clã dos Magos, que tem regras claras sobre a existência de magos fora do clã; Ela é pobre, não tem onde morar e, agora que se tornou necessário, nem onde se esconder. Afinal, o que o Clã faria com ela? Certamente não iria se dar o trabalho de educar uma favelada, quando tinha vários aprendizes de origem nobre. Provavelmente iriam querer se livrar dela, matá-la.

Desesperada e em situação de risco potencial, Sonea corre, tão rápido e para tão longe quanto pode. Encontra ajuda e abrigo em Ceri, um amigo que conhecia desde criança, mas que agora participava dos rebeldes que manifestavam contra a purificação, sendo um fora-da-lei e que, segundo alguns, era membro dos Ladrões. Os rebeldes ficam confusos, pois não sabem se é bom ou ruim tê-la a seu lado. Enquanto alguns apreciam seus poderes, que poderiam ser usados para curar e contra-atacar os magos com eficiência, outros desconfiavam de suas intenções, afirmando que poderia ser um membro do clã disfarçado. Para sua segurança, Ceri leva Sonea de lá e a esconde na cidade, revelando a utilidade de ter realmente a ajuda dos Ladrões.

Junto com os Ladrões, Sonea é estimulada a tentar usar magia e, embora realmente parecesse ter alguma ajuda praticar, o poder se torna cada vez mais perigoso e fora de controle, ameaçando a vida dos mais próximos.

Lorde Rothen, um mago experiente do clã, que vira Sonea atirar a pedra que criou toda a confusão, busca inquieta e incessantemente por Sonea, revelando muito interesse nela. Apoiado não com muito empenho por seu amigo mago, Lorde Dannyl, deseja encontrar Sonea para mostrá-la as vantagens de poder usar e controlar a magia e quão grande ela poderia se tornar se aceitasse a si mesma daquele jeito. Encontrá-la também, antes de outros magos do Clã, pois entendem que, como os rebeldes, vários dos magos têm sentimentos obtusos em relação à recente descoberta e desejam, mais que tudo, usá-la para seus mais perversos fins pessoais.

Vale realmente muuuito a pena ler. O maior problema com a série, pelo que posso sentir tendo lido apenas o primeiro livro, são os nomes dos livros sucessores, que, infelizmente, revelam muito do seu conteúdo.  Me surpreendi quando percebi que, mesmo no começo do livro, Sonea já começa a ser perseguida pelos magos e por vários cidadãos, que desejam uma recompensa, posta pelos magos para conseguir ajuda na busca e captura de Sonea e, como é possível deduzir pelo título do segundo livro, apenas lá, ela se torna uma aprendiz. Trudi consegue nos enrolar, cativar com enorme destreza, sem que nos demos conta disso, até que você acabe o primeiro livro, analise as tantas páginas lidas e fique ansioso pelo segundo título da série. Talvez senti isso pela própria natureza do nome do segundo livro, "A Aprendiz", que expressa que é o início de alguém em algo.

Então, como conclusão, é um ótimo livro e estou esperando inquietamente pelos próximos volumes. Recomendo com certeza. :D

Até mais.

5 comentários:

  1. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro, mas gostei bastante da sua resenha!

    Beijo,
    Carol - http://hconcours.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio :)
      É um ótimo livro e é diferente, essencialmente legal.

      Até mais, (já estou seguindo seu blog também :D)

      Excluir
  2. Sou louca para ler esse livro, ganhei em uma promoção e estou esperando chegar! Gostei muito da sua resenha!
    Alias, gostei muito do blog também e já estou te seguindo!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, parabéns por ganhar, nunca tive essa sorte.
      Obrigado por gostar e seguir :D
      Já estou indo seguir o seu, também.
      Até mais!

      Excluir
  3. Tou enrolando tanto para ler esse livro que você não tem noção ... tenho todos três volumes da trilogia em versão digital ... Já vi muitas coisas boas sobre ela ... mas tou tentando arrumar coragem ... A resenha está ótima, parabéns.


    http://www.quatroamigaseumlivroviajante.com/

    ResponderExcluir