sábado, 31 de agosto de 2013

1984 - George Orwell


Autor: George Orwell
Gênero: Distopia, Ficção Política
Edição Brasileira: Companhia das Letras
Páginas: 416
Sinopse: "1984" não é apenas mais um livro sobre política, mas uma metáfora do mundo que estamos inexoravelmente construindo. Invasão de privacidade, avanços tecnológicos que propiciam o controle total dos indivíduos, destruição ou manipulação da memória histórica dos povos e guerras para assegurar a paz já fazem parte da realidade. Se essa realidade caminhar para o cenário antevisto em 1984 , o indivíduo não terá qualquer defesa. Aí reside a importância de se ler Orwell, porque seus escritos são capazes de alertar as gerações presentes e futuras do perigo que correm e de mobilizá-las pela humanização do mundo.
Conheci o livro nesta postagem do Universo dos leitores, que une algumas obras consideradas agressivas ou revolucionárias demais para que o governo espere que você leia. Me interessei muito neste livro, principalmente pela parte, no verso, que diz que o livro é uma antevisão do socialismo, de como ele evoluiria se prevalecesse sobre o capitalismo, depois da Guerra Fria. Principalmente por que eu queria isso. Preferia o socialismo, mas nunca imaginei que o futuro, contado nesse livro, pudesse ser assim, tão terrível.

É claro que temos que levar em conta que foi escrito por um americano, na época em que os EUA "guerreava" com a URSS, e, portanto, mostra os sentimentos de alguém estadunidense nesta época pelo novo modelo de governo que era demonstrado pelo opositor.

De acordo com a obra, no futuro dela (mais aproximadamente em 1984), todos os habitantes seriam profunda e rigorosamente controlados por "teletelas" (uma tela que continha câmera e microfone embutidos), vigiadas e ouvidas o tempo inteiro por membros do partido interno, em todos os lugares. Cartazes em todos os lugares, com imagens intimidadoras, diziam "O Grande Irmão zela por ti", o que é irônico, pois zelar é cuidar, e cuidar pode ser vigiar.

Neste mundo distópico, Winston Smith trabalha no partido externo, alterando a verdade em documentos de acordo com o pedido e excluindo qualquer vestígio da verdade, tornando a alteração uma nova verdade. Assim, previsões estavam sempre certas, pois numa breve confirmação do fato passado, ele estaria adequado ao que acontece no presente e não haveria traços de mudança. O passado era alterado frequentemente, se tornando inconstante, mas ninguém percebia isso. E a memória é duvidosa. Se alguém negar sua memória, não há meios de você prová-la.

O lema de governo, segundo o livro diz, é "Quem controla o passado controla o futuro, Quem controla o presente controla o passado". O controle sobre o presente é estabelecido continuamente, como podemos ver na Semana do Ódio, ou nos Dois Minutos de Ódio, em que todos são submetidos à uma "terapia", assistindo dois minutos de um vídeo que transmite ações do principal revolucionário do período, Goldstein. Nesses minutos, todos gritam e xingam Goldstein, dando vida a tudo de ruim que têm em si.

O livro voltou a ascender em vendas recentemente, com os boatos de estarmos sendo espiados pelos EUA, nas redes sociais. Mostrando que o mesmo futuro previsto para o socialismo ocorreu, veridicamente, no futuro do capitalismo.

É extremamente interessante ler um livro escrito no passado, que cria um futuro que também está no nosso passado. Estimula a compreensão do tempo e o nosso lado político e social. O livro é muito interessante e o final é incrível. Espero que sigam a dica e aproveitem a leitura!

11 comentários:

  1. Sua resenha me lembrou bastante "Admirável Mundo Novo", que eu terminei de ler hoje. O livro foi publicado em 32 e a história se passava no futuro (o que não sei dizer é em que ano, por isso não sei se aconteceu em um ano que já passou ou não)... Eu não tenho conhecimento dessas "distopias antigas" há muito tempo, mas elas realmente me atraem.
    Eu já estava curiosa para ler 1984 depois que você me mostrou o post do Universo dos Leitores, e estou mais ainda agora.
    Fiquei bem surpresa com sua "confissão pública" de que preferia o socialismo. Ainda mais com os boatos de estarmos todos sendo vigiados... Mas já que você já falou: Concordo com você. O Capitalismo é nojento!
    Sua resenha está ótima :)
    Abraços,
    Alice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alice!
      Obrigado por comentar. Já tinha visto sua resenha de "Admirável Mundo Novo" e me interessei pela leitura. Obrigado por me apoiar politicamente e elogiar a resenha!

      Abraços e até mais!

      Excluir
  2. olá Jedian ...

    passando para te dar meu parabéns pelo blog... muito legal e bem estruturado ... sucesso e muitas visitas ...

    abraços !

    Francisco Manuel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco!

      Muito obrigado pelo comentário, pela visita e pelos sentimentos! Espero que você também tenha muito sucesso!

      Abraços, até mais!

      Excluir
  3. E aí, jedian!

    Blog legal o seu, parabéns!
    Ah! Adorei a resenha e quero ler logo esse livro de George Orwell, vc me despertou a curiosidade!! Rssss..

    Grande abraço! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Fabrício!

      Muito obrigado pelo elogio. O objetivo da resenha foi esse. :D ótimo ver que funcionou!

      Abração, até mais!

      Excluir
  4. Adorei a resenha. Estou louca para ler este livro. Só me falta tê-lo ;p
    Gostei de ler uma resenha com cunho político. Parabéns.
    Greice
    sobrevivendomundomoderno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Greice!
      Obrigado por comentar e elogiar, espero que leia e goste de fazê-lo!
      Estou seguindo seu blog, até mais!

      Excluir
  5. Olá, boa tarde ^^
    Muito legal seu blog, adorei :)
    Tenho muita vontade de ler esse livro, assim como o "A revolução dos bichos", também do George Orwell *-*
    Muito boa a resenha. Parabéns.
    Beijinhos e tenha uma ótima semana.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabelle!
      Obrigado por gostar do blog. Infelizmente e como é comum na blogosfera, estou com atrasos nas postagens porque as atividades extraescolares aumentaram bastante, em todos os sentidos.
      Sobre o livro, é ótimo e eu também pretendo ler esse d'A Revolução dos Bichos. Deve ser muito interessante.
      Obrigado e tenha uma ótima semana você também, já, já dou uma passadinha no seu blog.
      Até mais!

      Excluir
  6. lol já vi esse livro em varios lugares e sempre tive um pouco de curiosidade em ler, mas agora com a tua resenha já esta na lista de leitura para o proximo ano ou quem sabe antes ne pq tem em varias bibliotecas!!

    lol gostei do teu blog!

    beijão :P

    sonhos-perdiidos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir